NOTA INFORMATIVA 08 – 06 DE ABRIL DE 2020 - CORONAVÍRUS (COVID-19) SECRETARIA DE MUNICIPAL DE SAÚDE DE ALTO RIO DOCE

por Câmara Municipal publicado 06/04/2020 12h40, última modificação 06/04/2020 12h46
Informe sobre as medidas que continuam sendo tomadas para evitar a propagação do Coronavírus (COVID – 19).

Nota informativa 08 – 06 de abril de 2020

Coronavírus (Covid-19)

A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Rio Doce - MG, informa a toda população sobre as medidas que continuam sendo tomadas para evitar a propagação do Coronavírus (COVID – 19).

• Auxilio a equipe de fiscais municipais pela equipe de Vigilância em Saúde, com o objetivo de monitorar e identificar locais em funcionamento (aberto ao público) que esteja contrariando o decreto de calamidade pública que suspende alvarás de funcionalmente de estabelecimentos não essenciais com possíveis riscos de aglomerações de pessoas e realizar orientações à população sobre as precauções de distanciamento social, atuando principalmente nos Bancos e Lotérica (delimitando o chão através de tinta com distância de 1,5 m);

• Acompanhamento domiciliar pela Equipe da Estratégia de Saúde da Família todos os casos notificados como suspeito de COVID-19 (comunicação entre todas as UBS e Hospital);

• Será publicado na rede social, todos os dias, a partir das 17:00 horas, o BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DIÁRIO;

• Divulgação da Nota realizada pelo Ministério da Saúde, onde adere e reforça a iniciativa organizada pela sociedade, chamada “Máscara para Todos” (#Masks4All) e reforça o lema “Eu protejo você e você me protege”.

Informando que o uso de máscaras caseiras passa a ser um fenômeno internacional no enfrentamento do COVID-19 visando minimizar o aumento de casos. As pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos. Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras caseiras em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

O COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS estará avaliando diariamente o cenário, para estarem instalando novas medidas preventivas de propagação da doença e atualizando toda população.

Desde já agradecemos pela compreensão de todos e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

# FICA EM CASA #LAVE AS MÃOS # EVITE AGLOMERAÇÕES

COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS – COVID-19

Gustavo de Vasconcelos Fortuna – Secretário Municipal de Saúde;

Marcelo Augusto Ponciano da Silva – Coordenador da Vigilância Sanitária;

Isamara de Araújo Bittencourt – Coordenador de Vigilância de Saúde;

Lázara Rafaela Cardoso da Silva – Coordenadora da Atenção Primária a Saúde;

Paula Faria Pereira – Médica da Equipe de Saúde da Família;

Raquel Aparecida De Paiva – Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família.